terça-feira, 14 de dezembro de 2010

AIDS Vs. REGIÃO

No que se refere aos casos de AIDS notificados no SINAN, declarados no SIM e registrados SISCEL/SICLOM, segundo UF e região de residência por ano de diagnóstico, Brasil 2010 as regiões Norte apresentou 1252 infecções, Nordeste 2724, Sudeste 5599, Sul 30077 e Centro-oeste 868. Com esses registros pode-se dizer que a região Sudeste apresenta o maior número de casos de infecções pelo HIV no ano de 2010; o que se espera, pois a mesma é a região mais populosa do Brasil, o que potencializa as infecções. Desta maneira devem-se incentivar as ações de saúde pública desta região. A região Sul apresentou 3077 números de infecções no ano de 2010 sendo considerada a segunda região de maior número de casos de infecções no Brasil o que diverge do esperado, pois essa região não é a segunda mais populosa do Brasil. Desta forma deve-se intensificar as ações públicas desta região, devido aos números significativos frente à massa populacional. A região Nordeste apresentou 2724 números de infecções, dando-lhe a posição de terceiro maior número de casos, o que difere do esperado por ser a segunda região mais populosa do Brasil. A região Norte apresentou 1252 casos de infecção e Centro-Oeste 868 casos, sendo o esperado, pois são as regiões menos populosas do Brasil. Com os achados não podemos inferir que os casos de infecções pelo vírus da AIDS estão relacionados de forma crescente com a massa populacional.
O gráfico a seguir esclarece a relação entre taxa populacional e casos notificados no ano de 2009.
Relacionando taxa populacional e casos de infecções no ano de 2009, pode-se inferir que a região Sul (32,4) apresenta o maior índice seguido da região Sudeste (20,4), Norte (20,1), Centro-Oeste (18,0), Nordeste (13,9) do Brasil.
Com os achados epidemiológicos pode-se direcionar a intervenção de saúde-pública potencializando sua atuação, reduzindo consideravelmente os números de novas infecções e reduzindo a epidemia de AIDS no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário